A importância da tomada de decisões nas organizações

decisao

O processo de tomada de decisões é responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade. Dependendo do contexto, este movimento decisório pode ser bastante difícil e, uma vez feito, pode trazer consequências positivas ou negativas.

Um processo de tomada de decisão pode ser simples ou complexo — isso vai depender do grau de importância, do objetivo a ser alcançado e dos reflexos da escolha na vida pessoal ou profissional do indivíduo. Tomar decisões envolve a identificação do problema, bem como definir os critérios, analisar, escolher alternativas e verificar a eficácia da decisão.

É muito comum que as pessoas encontrem dificuldades para tomar decisões, em qualquer situação da vida. Isso porque, uma vez consumada, a decisão é uma estrada sem volta. Portanto, é importante ponderar e saber fazer as escolhas certas na hora certa, além de manter um compromisso efetivo com a escolha feita e conhecer suas consequências.

Tomada de decisão no ambiente empresarial

Os administradores estão constantemente passando por situações em que se encontram diante de um variado número de caminhos, e precisam escolher aquele que leve a organização a atingir o seu resultado.

Um dos grandes diferenciais de uma boa liderança é sua capacidade de tomar decisões que gerem resultados positivos para a organização, e fazer a escolha certa é o maior poder que um líder possui.

Em sua vida profissional, o poder de fazer a escolha certa é o que vai definir suas decisões e a forma como você apresenta e sustenta suas convicções. Fazer a escolha certa exige que você seja confiante e sincero com suas escolhas. Por isso, evite protelar as suas decisões.

O fundamento das boas decisões é o autoconhecimento, pois é a partir dele que você profissional passa a entender de maneira pontual o que realmente faz sentido para sua vida. E é justamente a partir deste entendimento que você consegue desenvolver um maior discernimento para escolher o que é melhor e está de acordo com seus valores e objetivos.

A melhor opção para alcançar autoconhecimento é o processo de Coaching, um efetivo método de desenvolvimento pessoal e profissional, que tem como objetivo auxiliar o indivíduo a descobrir a sua identidade e o seu “eu” autêntico — ou seja, a sua essência.

Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching.